Dicas
-
Armazenagem
Para um melhor resultado e qualidade de impressão, recomenda-se conservar
o papel no depósito, antes de imprimí-lo, pelo menos de 12 a 24 horas para
que este seja aclimatado com a umidade ambiente.
-
Saturação
Recomenda-se que a soma dos percentuais de cores em cromia (C+M+Y+K)
não ultrapasse 320%, caso contrário o impresso ficará saturado e comprometerá
sua qualidade final.
-
Cores Chapadas
Nos chapados com 100% preto recomenda-se “calçá-lo” (usar mais uma cor
de base) com pelo menos 30% de ciano. Isso irá garantir uma maior intensidade
no tom do preto. Esse "calço" não é necessário quando se usa cores Pantone®
+ preto.
-
Arquivos
Ao receber os arquivos é importante conferir se as imagens estão em escala
CMYK com resolução de 300 dpi. Caso haja alguma imagem em padrão RGB recomenda-se
devolver o arquivo para a correta conversão em CMYK.
-
Umidade e Temperatura
Recomenda-se manter o papel com a embalagem à prova de umidade (embalagem
original do fabricante) até o momento do refile*/impressão e entre uma
entrada de máquina e outra. Desta forma, não haverá troca de umidade entre
o papel e o ambiente da sala de impressão, evitandose assim, eventuais
problemas na impressão como fora-deregistro, encanoamento, etc. Nos casos
onde a sala de impressão é climatizada (temperatura e umidade controlada),
o papel pode ficar fora da embalagem do fabricante antes impressão. *Após
o refile, deve ser novamente embalado, protegendo assim contra a umidade
do ar da sala de impressão.
-
Papéis de baixa gramatura
Recomenda-se não utilizar papéis de baixa gramatura em trabalhos com muita
carga de tinta, evitando-se assim problemas como transparência e perda
de registro. Outro aspecto importante para evitar problemas com perda de
registro em papéis de baixa gramatura é o sentido de fibra - cuidar sempre
para a correta alimentação da impressora.
-
Escala Pantone
Ao utilizar a escala Pantone® oberve sempre se a cor solicitada está de
acordo com o tipo de papel especificado. A escala Pantone® com a letra
“U” (uncoated) após o código numérico em cada cor refere-se à impressão
em papéis não - revestidos (ex.: papel offset), assim como o Pantone® com
a letra “C” (coated) refere-se à impressão em papéis revestidos (ex.: couchê).
Através da tabela denominada “solid to process” é possível se obter a combinação
em cromia (CMYK) de uma determinada cor Pantone®. Este recurso oferece
uma equiparação cromática aproximada, ou seja, haverá sempre uma variação,
já que as cores Pantone® são muito mais limpas do que as cores obtidas
dentro da escala CMYK.